Coleção DasPretas 2020 – lançamentos em breve

Coleção Contemporaneidades Periféricas – próximo lançamento
10 de maio de 2020
Coleção Monográficas
15 de maio de 2020

A coleção DasPretas destina-se à publicação exclusiva de mulheres negras. Com essa linha editorial pretendemos somar esforços junto a outros empreendimentos editoriais que vêm contribuindo para o combate ao racismo na literatura e no mercado editorial brasileiro, atacando o problema no núcleo mais intransigente de sua formulação, que é a radical exclusão da mulher negra nos circuitos de publicação e distribuição do livro, no Brasil.

A coleção estrutura-se da seguinte maneira: a) cada autora integrará a coleção com uma obra solo; b) as autoras não arcarão com nenhum custo referente às publicações; c) o conselho editorial é formado exclusivamente por mulheres negras; c) assim como a produção do livro, sua ilustração e projeto gráfico.

O conselho editorial pretende-se não apenas consultivo, mas participativo, devendo inclusive indicar poetas que devem ser publicadas, participando mais diretamente das decisões da coleção.

Com a coleção, buscamos possibilitar a divulgação das obras escritas por mulheres negras, combater o racismo no campo da literatura nacional, como também incentivar e divulgar a produção de uma epistemologia negro-feminista que se espraia rizomaticamente pela textualidade das escritoras negras na literatura brasileira: de Maria Firmina dos Reis a Conceição Evaristo.

Com essa coleção pretendemos, ainda, contribuir para o combate ao cenário de retrocessos, conservadorismos e violências que se defrontam diante de nós, no campo político e ético, no Brasil. Acreditamos que a literatura escrita por mulheres negras, e sua dimensão epistêmico-política é parte fundamental para a produção de uma ética do combate e da criatividade, nos instrumentalizando na produção de uma resistência e de uma reexistência, enquanto negras e negros livres, críticos e criativos.

 

 

 

 

A coleção é coordenada por Silvana Carvalho da Fonseca

e tem o conselho editorial composto por:

Ana Carla Portela
Cristiane Santos de Souza Paixão
Hildália Fernandes
Maria Dolores Sosin Rodriguez
Zoraide Portela

Projeto gráfico de Thaís Geckseni
Ilustração da capa de Ildima Lima
Diagramação – Lívia Souza
Produção executiva – Fernanda Santiago

 

Compartilhe com Seus amigos