Lançamento – Contemporaneidades Periféricas

Editora Segundo Selo na FLICA
13 de agosto de 2019
Lançamento Bahia com H de Hip-Hop
13 de agosto de 2019

TBT: Fotos do Lançamento do livro: Contemporaneidades Periféricas

 

O simpósio “As contemporaneidades periféricas das literaturas brasileiras” aconteceu (09/10/18), no Auditório do PAF III da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina, Salvador. O evento foi composto por duas mesas, a primeira teve como tema “Teoria e crítica em perspectivas étnicos-estéticas” e contou com a participação de Denise Carrascosa, Henrique Freitas, Jorge Augusto, e mediação de Ana Rita Santiago. A segunda, teve a temática “Processos criativos como produção teórica – as dobras da obra”, contando com a participação de Lívia Natália, Lande Onawle e Alex Simões, e mediação de Luciana Moreno.

Durante o simpósio foi lançado o livro Contemporaneidades Periféricas, uma reunião de ensaios organizado pelo poeta e pesquisador Jorge Augusto. O trabalho propõe a problematização da noção de contemporâneo, buscando demonstrar como, em certos usos da crítica, essa noção vem atualizando e revigorando critérios e procedimentos de análise que reproduzem o exclusivismo do eurocentrismo como base epistemológica das teorias da literatura, correntes, no Brasil.”


A coletânea reúne cerca de 20 ensaios organizados por ele, conta com orelha da pesquisadora e professora Eneida Leal Cunha e do ensaísta e poeta Ronald Augusto. Na obra, o autor busca discutir teoricamente uma geração de escritores, como Lívia Natália, Lande Onawale, Fábio Mandingo e Alex Simões.

A publicação destaca, ainda, uma geração de críticos que vem repensando e propondo novas bases teóricas para a compreensão dos textos negros, periféricos, feministas e marginais no campo da teoria, como os professores: Henrique Freitas, Denise Carrascosa, Silvio Roberto Oliveira, Suzane Lima, e Florentina Souza, além de apresentar ao público, uma potente e nova geração de críticos, como Maria Dolores Rodrigues, Jober Pascoal e Silvana Carvalho, entre outrxs.

‘Contemporaneidades periféricas’ é o primeiro de uma série de três livros sobre crítica literária e contemporaneidades. A coleção, editada pela Editora Segundo Selo, visa afirmar outras leituras sobre o contemporâneo que surgem em contextos não centrais da literatura nacional

Compartilhe com Seus amigos